Muito se fala hoje em dia sobre o poder da empatia. Mas de fato, você sabe o que é ser empático? A definição da palavra, de acordo com o dicionário, define como empatia a faculdade de compreender algo emocionalmente. Ou ainda, capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse nessa posição. Ser empático, então, significa saber se colocar no lugar do outro, deixando o egocentrismo de lado.
No mundo corporativo ter empatia é mais do que uma qualidade, é um excelente benefício que irá diferenciar pessoas de sucesso daquelas que não conseguem sair do lugar. O ser humano empático, seja ele um líder ou não, tem sensibilidade para ouvir e muitas vezes consegue entender também aquilo que não é dito, somente por sua percepção no tom de voz, olhar ou gestos do outro.
Se você é empático está sempre disposto a ajudar, contribuir para solucionar questões complicadas, entre outras situações. Quem tem empatia faz isso simplesmente porque quer ajudar outras pessoas, não para ganhar crédito de alguma situação.
Se hoje você ocupa uma posição de liderança, e é uma pessoa empática, com certeza já sabe que tem mais facilidade em entender a perspectiva de seus colaboradores. Muitas vezes, você perceberá que não concorda com o ponto de vista de um colega. Mas ao invés de brigar e tentar mudar o pensamento do outro, você irá se coloca no lugar dele e compreenderá e respeitará suas posições.
Isso é muito importante no mundo dos negócios: você pode até não concordar com algo ou alguém. Mas se você coloca sua opinião, não julga o outro e o respeita, significa que você é empático e ganhará a admiração de muitas pessoas por sua atitude.
Algo que ajuda muito o líder a se colocar no lugar do outro é usar frases que “abraçam”. Por exemplo: seu colaborador comenta que não se sente confortável em realizar uma tarefa que você delegou. O gestor apático não tentaria entender a situação e continuaria pedindo para que o trabalho fosse realizado. O líder empático tenta compreender os motivos e diz: “Eu sei como você se sente”, “Eu também já me senti assim”. Isso gera conexão e faz o colega se sentir importante, logo ele estará mais confiante e sabe que você é alguém que se coloca definitivamente no lugar dele.
Em casa, ao praticar mais a empatia, é comum notar uma mudança no convívio. Isto possibilita que as relações familiares ou amorosas amadureçam e se fortaleçam. Afinal, com a empatia, é possível experimentar momentos de mais paciência, harmonia e de tranquilidade.
Em qualquer momento de comunicação com alguém, esse sentimento contribui para que exista confiança e respeito entre quem está comunicando e quem recebe a mensagem. Independentemente do local, ser empático trará benefícios para você e para com quem você está se relacionando naquele momento.
Se colocar no lugar do outro nunca é fácil. Mas é simples. Tente diariamente fazer essa reflexão para qualquer situação de sua vida. Desceu no prédio e está mal humorado (a)? Se coloque no lugar do seu porteiro que está ali trabalhando há algumas horas e só tem os moradores com quem conversar. Com certeza você vai confirmar que o melhor a fazer é oferecer um bom dia caloroso a ele.
No ambiente de trabalho, imagine como cada pessoa gostaria de ser tratada e faça isso sem medo.
Viver a empatia no seu dia a dia proporciona uma vida mais próxima no relacionamento com as pessoas. Além disso, contribui para um ambiente mais harmônico e tolerante. Pessoas empáticas facilmente se colocam no lugar do outro, entendem melhor as reações dele, conseguem prever situações e antecipam problemas. Vamos começar a praticar hoje?