Muito se fala hoje em dia sobre o poder da empatia. Mas de fato, você sabe o que é ser empático? A definição da palavra, de acordo com o dicionário, define como empatia a faculdade de compreender algo emocionalmente. Ou ainda, capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse nessa posição. Ser empático, então, significa saber se colocar no lugar do outro, deixando o egocentrismo de lado.

No mundo corporativo ter empatia é mais do que uma qualidade, é um excelente benefício que irá diferenciar pessoas de sucesso daquelas que não conseguem sair do lugar. O ser humano empático, seja ele um líder ou não, tem sensibilidade para ouvir e muitas vezes consegue entender também aquilo que não é dito, somente por sua percepção no tom de voz, olhar ou gestos do outro.

Se você é empático está sempre disposto a ajudar, contribuir para solucionar questões complicadas, entre outras situações. Quem tem empatia faz isso simplesmente porque quer ajudar outras pessoas, não para ganhar crédito de alguma situação.

A empatia no ambiente de trabalho

Se hoje você ocupa uma posição de liderança, e é uma pessoa empática, com certeza já sabe que tem mais facilidade em entender a perspectiva de seus colaboradores. Muitas vezes, você perceberá que não concorda com o ponto de vista de um colega. Mas ao invés de brigar e tentar mudar o pensamento do outro, você irá se coloca no lugar dele e compreenderá e respeitará suas posições.

Isso é muito importante no mundo dos negócios: você pode até não concordar com algo ou alguém. Mas se você coloca sua opinião, não julga o outro e o respeita, significa que você é empático e ganhará a admiração de muitas pessoas por sua atitude.
Algo que ajuda muito o líder a se colocar no lugar do outro é usar frases que “abraçam”. Por exemplo: seu colaborador comenta que não se sente confortável em realizar uma tarefa que você delegou. O gestor apático não tentaria entender a situação e continuaria pedindo para que o trabalho fosse realizado. O líder empático tenta compreender os motivos e diz: “Eu sei como você se sente”, “Eu também já me senti assim”. Isso gera conexão e faz o colega se sentir importante, logo ele estará mais confiante e sabe que você é alguém que se coloca definitivamente no lugar dele.

A empatia na vida pessoal

Em casa, ao praticar mais a empatia, é comum notar uma mudança no convívio. Isto possibilita que as relações familiares ou amorosas amadureçam e se fortaleçam. Afinal, com a empatia, é possível experimentar momentos de mais paciência, harmonia e de tranquilidade.

Em qualquer momento de comunicação com alguém, esse sentimento contribui para que exista confiança e respeito entre quem está comunicando e quem recebe a mensagem. Independentemente do local, ser empático trará benefícios para você e para com quem você está se relacionando naquele momento.

Faça o exercício da reflexão diariamente

Se colocar no lugar do outro nunca é fácil. Mas é simples. Tente diariamente fazer essa reflexão para qualquer situação de sua vida. Desceu no prédio e está mal humorado (a)? Se coloque no lugar do seu porteiro que está ali trabalhando há algumas horas e só tem os moradores com quem conversar. Com certeza você vai confirmar que o melhor a fazer é oferecer um bom dia caloroso a ele.

No ambiente de trabalho, imagine como cada pessoa gostaria de ser tratada e faça isso sem medo.

Alguns benefícios da empatia

Viver a empatia no seu dia a dia proporciona uma vida mais próxima no relacionamento com as pessoas. Além disso, contribui para um ambiente mais harmônico e tolerante. Pessoas empáticas facilmente se colocam no lugar do outro, entendem melhor as reações dele, conseguem prever situações e antecipam problemas. Vamos começar a praticar hoje?